Embaixada de Portugal na Croácia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Conselhos aos Viajantes

Aviso

Atendendo às circunstâncias especiais que o fluxo de refugiados está a provocar na região foram acionadas medidas reforçadas de policiamento e controlo de documentação nos postos de fronteira, que podem provocar atrasos nas viagens. Esta situação tem acarretado, igualmente, congestionamento de tráfego e interrupções no funcionamento de transportes como comboios e autocarros.

Assim, aconselham-se os cidadãos nacionais que se desloquem a esta região a estarem munidos de documentos de viagem e de identificação válidos: passaporte ou cartão de cidadão (um por passageiro, incluindo crianças) e a informarem-se previamente junto das Autoridades dos países de destino das condições de acesso aos seus territórios, designadamente dos postos de fronteira que estejam operacionais e de quaisquer outras condições de segurança que aí estejam em vigor.

Chama-se a atenção para o facto de a circulação de pessoas e bens do e para o espaço europeu dever obedecer a regras de direito internacional, que são distintas das aplicáveis no interior do espaço europeu de livre circulação.

Recomenda-se, também, a leitura da seguinte nota do Serviços de Estrangeiros e Fronteiras: http://www.sef.pt/portal/v10/PT/aspx/noticias/Noticias_Detalhe.aspx?id_linha=6901

CONSELHOS AOS VIAJANTES

As presentes informações não têm natureza vinculativa, funcionam apenas como indicações e conselhos e são suscetíveis de alteração a qualquer momento.

Comunicações

Para ligar da Croácia para Portugal deverá usar-se 00 (internacional) e o código de Portugal (351).

Números de telefone de Emergência

- Número de emergência geral – 112
- Polícia – 192
- Bombeiros –193
- Emergência médica – 194
- Assistência Marítima –195
- Assistência rodoviária – 1987
- Informações gerais – 18981

- Informações sobre números de telefone – 11888

Condições de segurança

Os índices de criminalidade são baixos, sobretudo comparativamente com outros países europeus. Regista-se um acréscimo da pequena criminalidade (furtos e roubos) contra turistas, durante o período de Verão, principalmente nas estâncias balneares da costa adriática (Split, Dubrovnik, Zadar, Rijeka e Pula, bem como nas ilhas). De qualquer modo, esse acréscimo não tem sido significativo nem preocupante.

É de assinalar a existência de inúmeros campos de minas ainda não desativados – consequência da guerra de 1991/1995 - pelo que se sugere a máxima prudência em algumas áreas rurais especialmente fora do perímetro urbano (áreas de Osijek, Vukovar, Slavonski Brod, Sisak, Nova Gradiska, Zadar, Vinkovci, Knin e Dubrovnik, sendo que esta lista não é exaustiva). Contudo, as áreas urbanas e suburbanas daquelas cidades são zonas seguras. Os relatórios mais recentes calculam que ainda existam cerca de 50 mil minas por desativar. Várias localidades estão assinaladas com o símbolo internacional para “minas”, o qual deve ser respeitado.

Para mais informações consulte o sítio web do Croatian Mine Action Centre: https://www.hcr.hr/en/index.asp.

Para uma análise mais detalhada do mapa da Croácia em função dos alertas de minas consulte: https://misportal.hcr.hr/HCRweb/faces/intro/introduction.jspx.

Regime de entrada e estada

Pode entrar e permanecer na Croácia até um período máximo de três meses, sem visto, mediante a apresentação de cartão de cidadão válido. O passaporte é naturalmente aceite mas não é obrigatório para viajar para e na Croácia. A passagem no posto fronteiriço bósnio de Neum com direção a Dubrovnik, pode ser feita igualmente mediante a apresentação de cartão de cidadão válido.

As deslocações em turismo à Albânia, Antiga República Jugoslava da Macedónia, Bósnia e Herzegovina, Montenegro, Kosovo e Sérvia, podem normalmente ter lugar só com o cartão de cidadão válido e sem necessidade de passaporte. No entanto, face ao atual afluxo de refugiados por esta zona geográfica que tem levado a um aumento de vigilância e controlo de documentação, aconselha-se a que seja sempre titular de passaporte válido.  

Línguas

A língua oficial é o croata. Nos principais centros urbanos, e especialmente entre a população mais jovem, é possível a comunicação em inglês. O italiano (na área costeira na região da Istria) e o alemão (na parte continental do país) poderão mostrar-se igualmente úteis.

Condições climáticas

O Norte da Croácia (que inclui Zagreb) tem um clima continental com uma amplitude térmica elevada. O inverno é rigoroso e longo e o verão é curto e muito quente, sendo que as temperaturas no inverno podem atingir os 15º graus negativos e no verão alcançar os 38º graus positivos. Existe ainda a probabilidade de grandes e inúmeros nevões no inverno.

Na Croácia central e na Costa Adriática o clima é mediterrânico com primavera e outono temperados e verão quente. Assim, o inverno não é tão rigoroso como no Norte, mas em compensação é bastante ventoso durante todo o ano. De assinalar que na costa adriática podem surgir ventos fortes repentinos, apanhando desprevenido quem viaja de barco pela costa ou está a praticar desportos náuticos.

A Croácia tem uma atividade sísmica considerada moderada.

Transportes

Aeroportos: Zagreb, Split, Dubrovnik, Zadar, Rijeka, Pula e Osijek.

Comboios:

A rede ferroviária atravessa as principais cidades croatas, com exceção de Dubrovnik. Existem ligações ferroviárias diretas com a Eslovénia, a Hungria, a Itália, a Áustria, a Suíça, a Eslováquia, a França, a Alemanha, a Bósnia-Herzegovina, a Sérvia e o Montenegro. Consulte os horários e as rotas no sítio web oficial da rede ferroviária croata, o qual está disponível em inglês: http://www.hzpp.hr/. Para ligações internacionais deverá utilizar o seguinte sítio web: http://www.bahn.de/.

Autocarros:

A Croácia tem excelentes linhas de autocarros, tanto entre as diferentes localidades do país como entre Zagreb e as principais cidades europeias circundantes. Consulte os horários e as rotas no seguinte sítio web, o qual está disponível em inglês: http://www.buscroatia.com/. Este sítio web permite também a compra de bilhetes online.

Cidade de Zagreb:

Existe uma linha de autocarro situada em frente das portas de saída do aeroporto e que faz a ligação entre o aeroporto e a Central de Autocarros (Terminal), que fica perto do centro da cidade. Uma vez chegado à Central de Autocarros, terá que apanhar o elétrico para fazer a ligação com o centro da cidade. Veja mais em http://www.buscroatia.com/airport-zagreb/

Carro:

A carta de condução emitida em Portugal é válida em toda a UE. Informe-se junto da sua seguradora para saber se o seu seguro cobre igualmente as viagens no estrangeiro. A carta verde, que constitui uma prova de seguro internacionalmente reconhecida, não é obrigatória para viajar na União Europeia, podendo viajar apenas com a sua apólice de seguro.

O uso de cinto de segurança é obrigatório, tal como em qualquer estado-membro da UE. Entre o período de 15 de Novembro a 15 de Abril é obrigatória a utilização permanente de médios. Adicionalmente, se estiver a viajar em auto-estradas, é obrigatória a utilização de pneus de inverno ou, alternativamente, a utilização de pneus de verão desde que tenha em sua posse correntes de neve.

Velocidades máximas permitidas:

Autoestradas Estradas nacionais Estradas secundárias Zonas urbanas e residenciais
130km/h 100 km/h 90km/h 50 km/h

A condução com uma taxa de alcoolémia igual ou superior a 0,5 g/l é ilegal.

Para informações mais detalhadas consulte: http://ec.europa.eu/transport/road_safety/going_abroad/croatia/index_en.htm.

Planeie com antecedência e tenha acesso a informação relevante para a sua viagem através do sítio web da Michelin: http://www.viamichelin.com/.

Para informação atualizada sobre a condição das estradas, consulte o sítio web do Clube Automóvel da Croácia, que se encontra disponível em inglês (www.hak.hr/en) e descarregue para o seu telefone móvel a app ali existente.

Acesso às ilhas da Croácia:

A Croácia é famosa pelas suas quase 1300 ilhas, embora a maior parte delas não seja habitada. O acesso às ilhas é feito através de ferries e a empresa Jadrolinija opera a maior parte das ligações. Em www.jadrolinija.hr pode adquirir os respetivos bilhetes.

Para além da Jadrolinija, existem várias agências locais com diferentes horários e preços, pelo que deve também informar-se neste sentido consoante a zona para a qual pretende viajar.

Parques nacionais

A Croácia tem 8 parques nacionais. Para mais informações, poderá consultar as seguintes páginas web:

Brijuni: http://www.np-brijuni.hr/en/

Kornati: http://www.np-kornati.hr/en

Krka: http://www.np-krka.hr/en/

Mljet: http://np-mljet.hr/en/

Paklenica: http://www.np-paklenica.hr/en/

Plitvice Lakes: http://www.np-plitvicka-jezera.hr/en/

Risnjak: http://np-risnjak.hr/en/

Northern Velebit: http://www.np-sjeverni-velebit.hr/?lang=en

Cuidados de saúde

Existem hospitais e/ou centros de saúde em todas as cidades croatas. O horário de funcionamento das farmácias é das 8 às 20 horas (dias de semana) e das 8 às 14 horas (sábados), sem prejuízo do normal funcionamento do serviço noturno de farmácia em sistema de rotação como no nosso país.

Sugere-se que os nacionais portugueses que queiram visitar a Croácia solicitem e obtenham o respetivo Cartão Europeu de Seguro de doença (CESD), aceite neste País. Através deste cartão terá direito a utilizar os mesmos serviços públicos de cuidados de saúde, nas mesmas condições e com os mesmos custos que os cidadãos croatas.

No verão convém ter especial cuidado com as picadas de alguns insetos, pelo que os viajantes deverão vir munidos de repelentes, ainda que não pernoitem em parques de campismo.

Moeda local e Sistema Bancário

A moeda oficial da Croácia é a kuna (dividida em 100 lipa). A moeda estrangeira pode ser trocada em moeda local em bancos, casas de câmbio e balcões dos correios, em conformidade com a taxa de câmbio do dia. O euro não é aceite como moeda de pagamento corrente pelo que todas as despesas têm de ser pagas em kunas, seja em dinheiro seja por via de cartão de crédito ou débito.

São geralmente aceites todos os principais cartões de crédito e débito. Os cheques caíram em desuso e não são aceites em muitos estabelecimentos, pelo que deverá usar preferentemente dinheiro ou cartão de débito/crédito para pagamentos.

Existem vários pontos de acesso a caixas automáticas para levantamento de dinheiro, especialmente nas principais cidades e nos centros turísticos da Croácia. Mas tenha em atenção que não existe o equivalente à rede multibanco em Portugal, pelo que cada banco croata tem a sua rede de caixas automáticas.

Taxas de câmbio do Banco Nacional Croata: www.hnb.hr/tecajn/etecajn.htm.

Viajar com animais de companhia

Sendo a Croácia membro da União Europeia, são aqui aplicáveis as mesmas regras que em Portugal. O seu animal poderá viajar com o “passaporte para animais de companhia”, que pode ser obtido junto de qualquer veterinário. Para informação mais detalhada sobre o assunto consulte: http://ec.europa.eu/food/animal/liveanimals/pets/qanda_en.htm.

Endereços Úteis

- Geral – www.hr/index.en.shtml

- Turismo – www.hrvatska.hr

- MNE croata – www.mvpei.hr

- Câmara da Economia – www.hgk.hr

- Automóvel Clube da Croácia – www.hak.hr

Embaixada da Croácia em Lisboa