Razões que permitem votar antecipadamente no Estrangeiro

Se está inscrito no recenseamento eleitoral português e estiver neste momento a residir na Croácia, poderá, votar antecipadamente se algumas das seguintes razões se aplicarem a si:

  • Por inerência do exercício de funções públicas ou privadas;
  • Em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;
  • Enquanto estudante, investigador, docente e bolseiro de investigação em instituição de ensino superior, unidade de investigação ou equiparada reconhecida pelo ministério competente;
  • Doente em tratamento;

ou

  • Se vive ou acompanha os eleitores mencionados nos quatro pontos anteriores.

Quando e onde

Caso pretenda votar, deverá vir à Embaixada de Portugal na Croácia entre o dia 24 e 26 de setembro, em horário de trabalho, munido de Cartão de Cidadão válido e documento comprovativo do motivo da deslocação temporária para a Croácia.

Votação

 Deverá receber, do funcionário da Embaixada, um boletim de voto e dois envelopes, um branco e outro azul.

1 – Em local resguardado preencha o boletim de voto e dobre-o em quatro;

2- Introduza o boletim de voto no envelope branco e feche;

3- Introduza o envelope branco no envelope azul.

O envelope é preenchidos depois selado com uma vinheta de segurança. O duplicado desta vinheta será entregue a si pelo funcionário da Embaixada e serve de comprovativo do exercício do direito de voto. O envelope será enviado pela via mais expedita para a Junta de Freguesia onde se encontra inscrito.  

 

Poderá encontra mais informação aqui.

  • Partilhe