Embaixada de Portugal na Croácia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Eleição para a Assembleia da República

Como já é do conhecimento público, Sua Excelência o Presidente da República Portuguesa, Marcelo Rebelo de Sousa, anunciou que a realização das próximas Eleições Legislativas terá lugar no dia 6 de outubro de 2019. 

Para as eleições à Assembleia da República, os cidadãos portugueses inscritos no estrangeiro estarão automaticamente registados por voto postal. Para a prática do ato eleitoral, estes cidadãos receberão em suas casas a seguinte documentação, enviada pelo Ministério da Administração Interna:

  1. a) Um boletim de voto;
  2. b) Um envelope, de cor verde, destinado a receber o boletim de voto – não contém quaisquer indicações;
  3. c) Um segundo envelope, branco e de tamanho maior, de forma a conter o envelope do boletim de voto – trata-se de um envelope de franquia postal paga, tendo impressos, na face, os dizeres «Assembleia de recolha e contagem de votos dos eleitores residentes no estrangeiro — Círculo Eleitoral fora da Europa», sendo pré-inscrito no remetente o nome do eleitor, o seu número de identificação civil, a sua morada, o consulado e país, e no destinatário o endereço correspondente à respetiva assembleia de recolha e contagem de votos dos eleitores residentes no estrangeiro.

No boletim, o eleitor marca com uma cruz, no quadrado respetivo, a lista em que vota e dobra o boletim em quatro, introduzindo-o depois no envelope, de cor verde, que fecha.

O envelope de cor verde, devidamente fechado, é introduzido no envelope branco, juntamente com uma fotocópia do cartão de cidadão ou do bilhete de identidade, que o eleitor remete, igualmente fechado, antes do dia da eleição.

Conforme supra, o envelope já se encontra pago pelas autoridades portuguesas, então é apenas necessário coloca-lo no correio. Este ato deve ser realizado antes do dia da eleição (06 de outubro), sendo envelopes remetidos posteriormente desconsiderados para efeitos de votação.

Caso algum cidadão inscrito na Croácia pretenda votar presencialmente deverá manifestar a sua preferência, pessoalmente, junto desta seção consular da respetiva comissão recenseadora até à data da publicação do Decreto Presidencial sobre as Eleições Legislativas em Diário da República.

I Congresso Mundial das Redes da Diáspora

Nos dias 13 e 14 de julho irá decorrer no auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, no Porto, o I Congresso Mundial das Redes da Diáspora. Este evento, promovido pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas juntamente com a Câmara Municipal do Porto, tem o propósito de reunir representantes das principais Redes dos Portugueses da Diáspora, com a finalidade de avaliar o trabalho, até agora realizado, com as comunidades portuguesas e, por meio de sugestões e recomendações, debater possibilidades de colaboração futura.

As inscrições estão abertas e podem ser feitas através do correio eletrónico congressodiaspora@mne.pt.

As reservas de viagem e alojamento são da responsabilidade dos interessados.

Consulte o programa completo e outras informações aqui.

Dia da Universidade Católica da Croácia

No Dia da Universidade Católica da Croácia, celebrado em Zagreb, coube à Magnifica Reitora da Universidade Católica Portuguesa e Presidente da Federação Internacional de Universidades Católicas, Professora Doutora Isabel Capeloa Gil a honra de proferir a  “Lectio magistralis”. Para além de brilhante, aquela intervenção foi histórica por ter sido a primeira que não coube a um Cardeal proferir. Muito obrigado e muitos Parabéns  à Senhora Reitora!

 

CATOLICA 1

CATOLICA 2

 

Contactos

Ante Kovačica 3/I
10000 Zagreb

+385 1 488 22 10
+385 911 573 411 (Emergência)
zagreb@mne.pt
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

Portuguese Communities Portal logotype

Logotipo International Careers logotype

Turismo de Portugal logotype

AICEP - Portugal Global logotype

Portugal Economy Probe logotype

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua logotype

Instituto Diplomático logotype

CLP Zagreb