Embaixada de Portugal na Croácia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Dia da Língua Portuguesa

O Dia da Língua Portuguesa e das Culturas das CPLP foi celebrado, no passado dia 7 de maio,  na Universidade de Zagreb. A escritora Teolinda Gersão brindou uma plateia lusófona e lusófila com o brilho das suas palavras e a riqueza das suas experiências. Partilhou também muitas das suas vivências noutras Culturas de Língua Portuguesa, muito presentes na sua obra: Brasil e Moçambique. Os nossos agradecimentos e parabéns à Professora Teolinda Gersão. Agradecemos também a presença do Presidente da Fundação do Côa, Professor Bruno Navarro.

59789741 2489216914462217 5439744829649059840 n

20190507 125615

Voto antecipado nas Eleições Europeias

 Razões que permitem votar antecipadamente no Estrangeiro

Se está inscrito no recenseamento eleitoral português e estiver neste momento a residir na Croácia, poderá, votar antecipadamente se algumas das seguintes razões se aplicarem a si:

  • Por inerência do exercício de funções públicas ou privadas;
  • Em representação oficial de seleção nacional, organizada por federação desportiva dotada de estatuto de utilidade pública desportiva;
  • Enquanto estudante, investigador, docente e bolseiro de investigação em instituição de ensino superior, unidade de investigação ou equiparada reconhecida pelo ministério competente;
  • Doente em tratamento;

ou

  • Se vive ou acompanha os eleitores mencionados nos quatro pontos anteriores.

Quando e onde

Caso pretenda votar, deverá vir à Embaixada de Portugal na Croácia entre o dia 14 e 16 de maio, em horário de trabalho, munido de Cartão de Cidadão válido e documento comprovativo do motivo da deslocação temporária para a Croácia, em português, inglês ou francês.

Votação

 Deverá receber, do funcionário da Embaixada, um boletim de voto e dois envelopes, um branco e outro azul.

1 – Em local resguardado preencha o boletim de voto e dobre-o em quatro;

2- Introduza o boletim de voto no envelope branco e feche;

3- Introduza o envelope branco no envelope azul.

O envelope é preenchidos depois selado com uma vinheta de segurança. O duplicado desta vinheta será entregue a si pelo funcionário da Embaixada e serve de comprovativo do exercício do direito de voto. O envelope será enviado pela via mais expedita para a Junta de Freguesia onde se encontra inscrito.  

Prémio Literário Imprensa Nacional/Ferreira de Castro

Estão abertas  as candidaturas para o Concurso Literário Imprensa Nacional / Ferreira de Castro. O Concurso destina-se  a  portugueses residentes no estrangeiro e lusodescendente que tenham trabalhos inéditos nas áreas de Ficção, Poesia e Ensaio. A edição do concurso de 2019 irá premiar obras de ficção. Poderá obter mais informação aqui.

Contactos

Ante Kovačica 3/I
10000 Zagreb

+385 1 488 22 10
+385 911 573 411 (Emergência)
zagreb@mne.pt
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

Portuguese Communities Portal logotype

Logotipo International Careers logotype

Turismo de Portugal logotype

AICEP - Portugal Global logotype

Portugal Economy Probe logotype

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua logotype

Instituto Diplomático logotype

CLP Zagreb