Embaixada de Portugal na Croácia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Luto nacional - 17, 18 e 19 de outubro

Por respeito e solidariedade às vítimas dos incêndios que afetaram várias regiões do país, o Conselho de Ministros aprovou esta tarde, o decreto que declara luto nacional nos próximos três dias. A aprovação do diploma resulta de uma reunião extraordinária, realizada por via eletrónica.

Já está também publicado no Diário da República, o despacho que declara a «situação de calamidade, a partir das 0 horas de 16 de outubro e até às 0 horas de 18 de outubro, nos concelhos dos distritos de Aveiro, Braga, Bragança, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria, Lisboa, Porto, Santarém, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu». 

Além da adoção das medidas previstas em situação de calamidade, foram ainda definidas medidas excecionais como o «aumento da mobilização dos bombeiros» e a «dispensa do serviço público dos trabalhadores da Administração Pública (direta, indireta e autónoma), bem como dos trabalhadores do setor privado que integrem como bombeiros voluntários o dispositivo de combate aos incêndios».

A Embaixada de Portugal na Croácia apresenta sinceras e sentidas condolências aos familiares e amigos das vítimas deste trágico acontecimento. Será aberto livro de condolências nas instalações da Embaixada, nos dias 18 e 19 de outubro, das 10:00 às 12:00 horas e das 14:30 às 16:30 horas.

Lançamento do livro Plovidba tišine, de Sophia de Mello Breyner Andresen

No próximo dia 10 de outubro, às 18.00 horas, na Biblioteca de Bogdan Ogrizović (Preradovićeva, 5, Zagreb), terá lugar o lançamento da coletânea de poemas de Sophia de Mello Breyner Andresen, Plovidba tišine (“A Navegação do Silêncio”, editora Biakova). Trata-se da primeira tradução para língua croata unicamente dedicada à obra de uma das mais importantes poetisas portuguesas.

Evento contará com as presenças do Embaixador de Portugal na Croácia, Jorge Silva Lopes, da Professora Doutora Maria Andresen, filha da poetisa, da tradutora Meri Grubić Videc, da crítica literária Ljerka Car Matutinović  e da diretora da edição Zorka Jekić.

Plataforma "Português mais perto"

Encontra-se em funcionamento a plataforma Português mais perto, criada com o propósito de responder às novas necessidades de ensino da Língua Portuguesa no estrangeiro. A plataforma encontra-se orientada para duas vertentes: apoio a crianças e jovens que frequentavam a escola em Portugal e se deslocam para o estrangeiro; e crianças e jovens de Língua de Herança, que não encontrem possibilidade de ensino presencial na sua localização geográfica.

Os conteúdos disponibilizados na plataforma encontram-se disponíveis para português enquanto Língua Materna e Língua de Herança, sendo que as várias modalidades (autoaprendizagem, tutoria assíncrona e escola) permitem uma adaptação maior à realidade de cada estudante.

Poderá visitar esta plataforma em www.portuguesmaisperto.pt.

Contactos

Ante Kovačica 3/I
10000 Zagreb

+385 1 488 22 10
+351 30 000 64 02
zagreb@mne.pt

Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

Portuguese Communities Portal logotype

Logotipo International Careers logotype

Turismo de Portugal logotype

AICEP - Portugal Global logotype

Portugal Economy Probe logotype

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua logotype

Instituto Diplomático logotype

CLP Zagreb