Mais notíciasNotícias

A edição de 2019 do  Zagreb International Tourism Film Festival premiou Portugal com 5 prémios, tendo sido comtemplados os seguintes filmes:   “The Azores: Escape to Authentic”, “Inside”, “Blue Azores Outdoor Stories”,  “Enoturismo Alentejo” e “Want to discover my Alentejo”.    A Embaixada de Portugal congratula todas as equipas de realização daqueles filmes, em especial Bruno Cabral e Ricardo Goulart Reis, que aqui se deslocaram.  Felicitações igualmente para a organização do TourFilm Festival pela excelente organização da cerimónia.

 

3

 

  4

 

1

 

Hoje, 10 de outubro, celebra-se o Dia Europeu e Mundial Contra a Pena de Morte.

No ano em que se comemora o 150.º aniversário da abolição da pena capital em Portugal, o Governo associa-se uma vez mais a todos aqueles que, em Portugal e no Mundo, celebram esta data.

A pena de morte não respeita a dignidade da pessoa humana e viola o direito à vida, consagrado na Declaração Universal dos Direitos Humanos, de 1948, e no Pacto Internacional de Direitos Civis e Políticos, de 1966. Portugal opõe-se à aplicação desta pena desumana e cruel e repudia todos os argumentos utilizados para justificar a pena capital.

Portugal congratula-se com o facto de a grande maioria dos países já ter abolido a pena de morte. Contudo, há casos de alarmantes e intoleráveis retrocessos neste caminho da abolição universal. Portugal reitera o apelo a todos aqueles que ainda não o fizeram para estabelecerem uma moratória de facto como primeiro passo para a eliminação plena, na lei e na prática, da pena de morte.

Fiel ao gesto pioneiro que Portugal assumiu na Europa e no Mundo em 1867, ano da assinatura da Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte, o nosso país continuará a pugnar pela abolição universal da pena capital. Tendo estado na vanguarda do Mundo quanto à abolição da pena de morte, Portugal continuará a defender ativamente que, num futuro próximo, esta não seja mais do que uma má recordação de um passado distante.

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc21/comunicacao/comunicado#-dia-europeu-e-mundial-contra-a-pena-de-morte

 

O IV Encontro de Investidores da Diáspora terá lugar em Viseu, entre 13 e 15 de dezembro, numa iniciativa conjunta do Gabinete de Apoio ao Investidor da Diáspora (GAID) e da Comunidade Intermunicipal de Viseu-Dão-Lafões.

O programa do encontro será disponibilizado brevemente, podendo realizar a sua inscrição no evento através do e-mail: gaid@mne.pt.  

Pode consular as atividades desenvolvidas pelo GAID aqui.

Contactos

Ante Kovačica 3/I
10000 Zagreb

+385 1 488 22 10
+385 911 573 411 (Emergência)
zagreb@mne.pt
Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

Portuguese Communities Portal logotype

Logotipo International Careers logotype

Turismo de Portugal logotype

AICEP - Portugal Global logotype

Portugal Economy Probe logotype

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua logotype

Instituto Diplomático logotype

CLP Zagreb