Embaixada de Portugal na Croácia

Ministério dos Negócios Estrangeiros

Três produções portuguesas premiadas no Zagreb Tourfilm Festival

Decorreu no passado dia 15 de setembro de 2017 a gala da 6.ª edição do Zagreb TourFilm Festival, no âmbito da qual foram premiadas três produções portuguesas: Preferred Destination 2017 (Turismo Centro de Portugal) e The Journey (TAP), nas categorias de Festival Director Special Award 2017 e Special Award Tourism and Travel Related 2017, e Dancing with your dreams (Açores – São Miguel), com o 3.º lugar na categoria de vídeo comercial de duração inferior a 3 minutos. Estiveram presentes para receber os prémios, respetivamente, o Presidente do Turismo do Centro de Portugal, Dr. Pedro Machado, o realizador do filme The Journey, Telmo Martins, e o Embaixador de Portugal na Croácia, Jorge Silva Lopes.

A edição deste ano do festival foi organizada com o apoio da Presidente Kolinda Grabar-Kitarović e do Ministério do Turismo da Croácia. Contou com a participação de 520 filmes e vídeos, em representação de 76 nações, e decorreu entre os dias 13 e 15 de setembro.

Fundo REVITA

Os incêncidos de grandes proporções que afetaram os concelhos de Castanheira de Pêra, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande em junho de 2017 acarretaram graves e trágicas consequências, das quais resultaram a irreparável perda de vidas humanas, bem como sérios prejuízos materiais.

Neste contexto, informa-se a comunidade portuguesa e todos quanto tenham interesse em apoiar as vítimas dos referidos incêndios que o XXI Governo Constitucional decidiu criar o REVITA - Fundo de Apoio às Populações e à Revitalização das Áreas Afetadas pelos incêndios ocorridos em junho de 2017, um fundo de âmbito social, com o objetivo de gerir os donativos entregues no âmbito da solidariedade demonstrada, em estreita articulação com os referidos municípios.

Pretende-se, deste modo, contribuir para uma maior eficiência na gestão dos recursos alocados a este Fundo, na sua afetação aos que deles necessitam, promovendo um reforço da celeridade em todo o processo de revitalização das áreas afetadas.

O REVITA agrega a recolha de donativos em dinheiro, em espécie de bens móveis ou em serviços, com vista à sua aplicação integral na revitalização das áreas afetadas pelo incêndio, prioritariamente na reconstrução ou reabilitação de habitações e seu apetrechamento.

Para mais informações, consulte o website http://www.fundorevita.pt/

 

Intercâmbio transfronteiriço de informações relacionadas com a prática de infrações rodoviárias na UE

Foi publicada em Diário da República a Lei n.º 49/2017, de 10 de julho, que estabelece os princípios e as regras do intercâmbio transfronteiriço relacionados com a prática de infrações rodoviárias na União Europeia. Esta lei procede à transposição para a ordem jurídica interna da Diretiva 2015/413/UE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 11 de março de 2015.

Neste sentido, informam-se os cidadãos nacionais residentes na Croácia que, nos termos da referida lei, quando circulem em território nacional com veículos de matrícula estrangeira, os seus dados pessoais, bem como os dados da viatura, podem ser objeto de consulta através da plataforma eletrónica do Sistema Europeu de Informação sobre Veículos e Cartas de Condução (EUCARIS).

Poderá consultar a Lei n.º 49/2017, de 10 de julho aqui.

 

 

Contactos

Ante Kovačica 3/I
10000 Zagreb

+385 1 488 22 10
+351 30 000 64 02
zagreb@mne.pt

Facebook Twitter 

Mais informação

Ligações úteis

Portuguese Communities Portal logotype

Logotipo International Careers logotype

Turismo de Portugal logotype

AICEP - Portugal Global logotype

Portugal Economy Probe logotype

Camões - Instituto da Cooperação e da Língua logotype

Instituto Diplomático logotype

CLP Zagreb